terça-feira, 8 de janeiro de 2013

RONCO: VOCE SOFRE DESSE MAL?

O Ronco,  é o som produzido pela vibração do ar que, ao ser inspirado, sofre algum tipo de obstrução parcial  nas vias respiratórias superiores, na faringe, ou na cavidade nasal. Já a apnéia do sono se refere a uma obstrução total do ar, provocada pelo fechamento da faringe, que ocasiona paradas respiratórias (10 segundos ou mais de respiração interrompida).

As causas desses distúrbios são variadas.A posição em que a pessoa dorme pode fazer com que a língua pressione a garganta, causando obstrução. Outros fatores podem ser adenóides muito grandes, amígdalas, tumores, rinites, etc. Desvio do septo nasal, rinites, sinusites e pólipos nasais podem levar a obstrução nasal e forçar uma respiração bucal. Fatores como uso de álcool, sedativos ou a própria perda de elasticidade da faringe com a idade podem influenciar o relaxamento do músculo da faringe. Finalmente a obesidade também pode ser considerada causa do ronco/apinéia, pois a faringe é passível de infiltração gordurosa, podendo, então, sofrer obstrução.

Uma causa bastante importante está relacionada a cavidade bucal. Mandíbula curta ou posicioanda para trás, sobremordidas profundas, posição lingual, palato estreito, próteses totais co grande perda de dimensão vertical, perda de dentes

O ronco e a apnéia, se não tratados, podem levar à incidência de doenças cardiocirculatórias, diabetes, obesidade, fadiga e sonolência diurna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário